segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ficar feliz pelos amigos mesmo contra as nossas convicções - Lição aprendida!



Sou portista. Ferrenha, doente, maluca e todos os outros adjectivos que lhe queiram juntar. Como portista que sou, não gosto do Benfas. É a rivalidade natural, é o segundo mandamento da Lei do Bom Portista: "detestarás o clube dos lampiões". Se o Benfas joga, eu torço contra. Seja em futebol, basquetebol, berlinde ou caravanismo. Um querido amigo lampião, que tenta fazer de mim uma pessoa melhor, diz-me muitas vezes que eu não deveria ser assim. Que devia pensar nos lampiões de quem gosto, a começar pelo meu pai, e, por eles, ficar  feliz com as vitórias do benfas. A isso chama-lhe fair play. Eu rebato e argumento que as derrotas do Benfas também me fazem feliz, talvez até na mesma proporção que as vitórias do FCP. Que eu não posso ficar feliz por algo que abomino. Que ficar feliz por uma vitória do benfas era uma traição à minha pátria tripeira. 
Ontem estiveram em campo as duas equipas que menos gosto. Sim, apesar de ter vivido a maior parte da minha vida em Guimarães, não gosto do clube da cidade e, desde o episódio da tentativa de golpe na secretaria contra o meu FCP, ainda menos. Estava por isso a torcer para que perdessem os dois. Quando soube o resultado, sorri com a desgraça lampiónica, (gozem agora os lagartos e a era Peseiro, gozem...) e a cruz de Jesus! Depois de enviar as condolências (um pouco efusivas eu sei, mas pelo menos penso em vós!) à minha malta que sofre pelo benfas, enviei também os parabéns a um amigo meu vitoriano convicto. Esse meu amigo, abdicou de muito para ajudar o clube no momento que este mais precisou. Com uma determinação impressionante, sacrificou a vida familiar e  profissional, a sua saúde, os amigos, para acudir o clube de que tanto gosta e que estava numa situação de quase extinção. Quando ontem o vi, nas imagens no Jamor, com os olhos rasos de água e, mais tarde, quando me ligou de voz embargada muito emocionado, com o seu habitual discurso ganhador, de quem nunca desiste ou baixa os braços, fiquei verdadeiramente feliz. Não pelo Vitória mas, por ele. Sim, é possível ficar feliz por aqueles de quem gostamos, mesmo quando isso esbarra nas nossas convicções. Talvez um dia eu evolua ao ponto de conseguir ficar feliz com uma vitória do benfas, claro que para isso, é necessário que eles ganhem alguma coisa....


5 comentários:

POC disse...

Bem escrito. Mas o facto de ficares tão feliz com uma vitória do teu clube como com uma derrota do Benfica, diz muito do que é ser portista (e visconde).

;)

Sílvia disse...

Não diz muito do que é ser portista.
Diz do que é a MisS (e que eu admiro muito), é que a MisS não define todos os portistas, parece-me óbvio!!

Eu fico feliz pelas derrotas do benfas, não por ser portista, que sou, mas por ser nortenha, tá a ver?! Já sou uma portista diferente da MisS, se fosse de outro clube (do norte, claro está) também adoraria que o benfas perdesse!
Eu abomino o centralismo existente no país, acho que ando a trabalhar para sustentar o sul e por mim podem sempre perder, benfas ou todos os outros, se o referendo da regionalização foi não, se eu não me posso vingar de outra forma, ao menos divirto-me com a derrotas deles!!

E conheço muitos benfiquistas que pensam da mesma forma, mas em sentido oposto (ficam felizes quando o porto perde), e não ando a dizer que por aí se vê como são os benfiquistas, porque vocês não são todos iguais e isso não define os adeptos do clube!!

Pulha Garcia disse...

MisS, dearest MisS,

é normal que torças pelo teu clube e até normal que fiques até com um sorriso quando os rivais perdem. A única questão é que é importante manter presente que os amigos são mais importantes que a bola. As pessoas são mais importantes que a bola. Eu por exemplo, sem conhecer o teu amigo Vitoriano fico satisfeito que o resultado o tenha feito tão feliz. Mas é só a minha forma de ver o jogo. Saí triste do estádio mas a partir daí não desejo o mal a ninguém. Beijo.

MisS disse...

POC, ser Portista é ser mais alto é ser maior do que os homens ;)

Vá, confesso que hiperbolizei(sabes que isto é um tasco com muito nível que até usa figuras de estilo)na descrição da alegria que me dá as derrotas do teu clube. Não será da mesma intensidade que as vitórias do meu FCP, talvez uns (poucos) decibéis abaixo. Mas, lá que me deixam feliz, lá isso deixam...

Silvia, então pá! Vens para aqui desconsiderar-me?? Eu sou a definição viva de tudo o que é bom: portistas, nortenhos, mulheres... ;)

Pulha, se eu te conhecesse apresentava-te ao meu amigo lampião, iam dar-se bem!
"As pessoas são mais importantes que a bola" bem, depende das pessoas e, da bola...

Sílvia disse...

Tens razão... desculpa lá!! Mas este pessoal do sul deixa-me fora de mim! E um muro ali no Rio Douro?! Isso é que era!!
Peço desculpa ao pessoal de Gaia, gosto "munto de vocezes" todos, mas a cortar o mal é mesmo pela raíz!!!!

PS - Caso esteja a dizer (escrever) algo que atente contra a constituição, é tudo brincadeirinha!!!!!!