terça-feira, 26 de março de 2013

Fame is a fake friend...


Há determinados assuntos que ultrapassam a minha capacidade cognitiva. Um deles é a fantasia acalentada por muitos (demasiados) de ser famoso. Ora, eu tenho um amigo famoso, daqueles que aparecem na capa de revistas, com direito a gordas e títulos sensacionalistas sobre a sua vida e a vida que lhe inventam. Esse meu amigo, que é famoso por força da sua actividade profissional, é casado com uma das meninas bonitas da televisão o que torna a sua vida ainda mais interessante para aquelas publicações de género merdoso. Acreditem não há nada glamorous nessa realidade (my point of view of course). Ter os jornalistas sempre a ligar para ter uma declaração, ver os amigos serem incomodados com perguntas, a família a ser "perseguida", estar descansado na piscina e dar com um paparazzo no meio do mato a tirar fotos,  ler as mentiras e parvoíces que comentam sobre a nossa vida, ser constantemente incomodado, apontado, por vezes insultado. E, tudo em troca de quê? De um convite para um evento croquete? uma mesa melhor num restaurante? uma entrada facilitada na discoteca? roupa e acessórios gratuitos? Para mim, que a liberdade não tem preço, é uma vida de loucos. Nunca tive muito respeito pelos nossos pseudo famosos porque sei, e com conhecimento de causa, que a maioria faz trinta por uma linha para ver o seu nome nas capas de revista e, assim manter a sua cotação em alta. Perdem o respeito por si e pelos seus para alimentar a fama que os sustenta. Quando falamos sobre isto, o meu amigo garante-me que não gosta da fama, que gosta mesmo é de estar assim com os amigos de sempre à volta da mesa, que ainda é a mesma pessoa que eu conheci há tantos anos atrás, o rapaz sardento de risco ao meio, calças mostarda e camisa xadrez, que vivia a picar-me, a contrariar-me e a tirar-me do sério só para me ver a disparatar em todas as direcções. E a verdade é que ao fim de uns shots eu reconheço-o, ele ainda lá está, coberto por uma capa dura que teve de construir para se proteger, para não ir abaixo com as opiniões dos outros, para sobreviver num mundo onde não há paz. Mas, e ao fim de tantos anos, continuamos a discordar, eu sei que ele gosta da fama e, o que para mim é um preço altíssimo (eu não admito perguntas/conversas sobre a minha vida ou os meus passos) para ele é uma questão menor, contanto que continue a ser alvo das atenções, mesmo que pelas piores razões...


Sem comentários: