terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Entre o meu dinheiro e a minha pátria, escolho o meu dinheiro...




Esta foi a decisão de Gerard Depardieu, a.k.a. Obelix, que decidiu abdicar da nacionalidade francesa e mudar-se para a vizinha Bélgica em busca de uma política tributária mais justa. Claro que, no país da Revolução, que orgulhosamente prega a Igualdade, Fraternidade e Liberdade, esta decisão caiu mal e gerou muitas críticas ao actor que, gosta mais de gastar em vinho que em impostos. Não posso dizer que não concorde com ele. A taxa proposta pelo Hollande de tributar a 75% ganhos superiores a 1 milhão de euros é manifestamente injusta. Dizem que é imoral ganhar mais de 1 milhão de euros nesta altura de crise, eu acho que imoral é ganhar 475€. Nunca percebi esta ideia nivelar por baixo a justiça. Não é errado pessoas ganharem muito dinheiro, errado é haver pessoas a ganhar pouco. Como se soluciona estas disparidades, pois não sei. O que sei é que os conceitos de justiça e igualdade  são bem mais complexos que a folha de vencimento de cada um. Aceito e acredito que todos devem ter direito a viver com  dignidade a sua condição humana mas, não posso aceitar que uma pessoa que simplesmente opta por não trabalhar seja sustentada pelo suor dos que trabalham.  Mas, ah e tal, o trabalho dele até nem custa assim tanto. Não sejamos hipócritas quem é ficaria feliz ao ver que do milhão que lhe é devido apenas recebe 350 mil euros?!

1 comentário:

Sílvia disse...

Ele é um bebedolas, mas eu teria feito igual!! Se me dissessem que tenho falta de patriotismo por querer ir pregar para outra freguesia, era da maneira que ia mais depressa e queimava o passaporte! Falta de patriotismo tem quem rouba tudo quanto pode a quem trabalha, para sustentar o luxo de meia dúzia que se dizem muito patriotas e não oa vejo a trabalhar em regime de voluntariado para o país.