quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nicolinas as festas pagãs em nome de um santo

 
 
 
Versão resumida do que não interessa: As nicolinas são as festas estudantis mais antigas do país, celebram-se em honra de S. Nicolau, patrono dos estudantes. São organizadas pelos estudantes masculinos do liceu. Os festejos iniciam-se sempre no dia 29 de Novembro com a festa do Pinheiro e as ceias nicolinas. As festas prolongam-se por sete dias com eventos como as maçãzinhas, o pregão da academia, a roubalheira, o baile nicolino, as danças de São Nicolau e as novenas.


Versão detalhada do que é realmente importante: as Nicolinas têm o seu ponto alto na noite do pinheiro. Nesta noite realizam-se as ceias nicolinas, todos saem e comem rojões com grelos (os grelos são importantes e, não, não é por acaso...) nos restaurantes da cidade,  e começam a beber cedo, afinal estamos em fim de Novembro e é preciso aquecer... Já morninhos, seguem para o Campo de São Mamede com o bombo a tiracolo, para iniciar o desfile. O desfile é encabeçado por um carro de bois que carrega um pinheiro, o maior encontrado em todo o concelho. É importante que este seja grande, pois o pinheiro representa a a espingarda... o júnior... o amiguinho (perceberam certo?). Atrás do pinheiro seguem os nicolinos a soar os toques nicolinos nos seus bombos e caixas. O objectivo? Pois que o objectivo é tocar de forma ininterrupta, até as mãos sangrarem e a pele do bombo rebentar (não, não dói,o vinho verde tem efeitos anestesiantes). Representa isto o roubo da virgindade, o sangue das mãos que suja a pele rebentada... Quem consegue esta proeza é sempre aplaudido e invejado, auspicia-se bons desempenhos sexuais ao tocador. O cortejo segue pela cidade até ao local onde o pinheiro será enterrado. O enterrar do pinheiro é também a metáfora para o acto sexual, creio que não preciso de ser mais explicita... Depois de firme e hirto ao alto o pinheiro a confiança sexual dos machos vimaranenses está reestabelecida por mais um ano...

5 comentários:

Sílvia disse...

Já conhecia!

Mona disse...

Tara tara tara tum
Tara tara tara tum
tara tara tara tum...

Sábado há ensaios vamos passear para a cidade!!!
Passamos no Rolhas para aquecer... o espirito!! e ouvir,

Tara tara tara tum
Tara tara tara tum
tara tara tara tum...

João Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Neves disse...

Na Versão resumida do que não interessa: faltam as Posses!

Na Versão detalhada do que é realmente importante:Gostava de conhecer o antropologo/psicologo que fez esta leitura do número anunciador das Festas. Muita imaginação mas pouco conhecimento da historia com mais de 350 anos. Ah! muito importante o Pinheiro não se enterra!É erguido! (também dá para a tal leitura). Por cá à pergunta do local aonde se enterra o pinheiro este ano, leva sempre como resposta o orifício anal do inquiridor.
Mais informações por aqui:
http://www.nicolinos.pt/site/s/95

MisS disse...

Caro João seja bem vindo e obrigada pelo seu contributo. Confesso e admito a minha total ignorância relativamente à história oficial nicolina. Sempre ouvi esta versão popular, que acho deveras interessante e lógica (há-de convir que as analogias são perfeitas, ou serão as nossas mentes demasiado depravadas?). Longe de mim querer minorar ou ridicularizar 350 anos de história.

Quanto ao pinheiro, vá lá, o buraco pode não ser grande mas eles enterram um bocadinho... ;)