quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Made in Portugal?? Nem sempre!!

A minha vida profissional, está ligada aos têxteis, sempre esteve em diferentes vertentes mas sempre na área têxtil  e tendo em conta que sou natural do Vale do Ave é algo que tinha grandes probabilidades de acontecer.  Através da minha profissão e o background que ela me proporcionou eu tenho acesso a informação que não chega á maior parte das pessoas. Por exemplo muita gente não deve nem imaginar que existem várias marcas de renome mundial que escolhem empresas portuguesas para executarem os seus produtos, marcas tais como Burberys, Balmain, Givenchy e muitas outras. Além destas marcas top muitas mais existem que trazem as suas produções para Portugal porque sabem que aqui encontram Know-How e qualidade que não existe noutros países. Neste momento com a crise que o nosso país atravessa as empresas têxteis não conseguem sobreviver a trabalhar só para o mercado interno, pois o poder de compra dos portugueses baixou, consequentemente as vendas e as produções, felizmente existem cada vez mais marcas estrangeiras a trazerem suas produções para Portugal, por exemplo o famoso grupo Inditex que engloba marcas como Zara, Berskha, Stradivarius e outras, e cuja sede se encontra aqui bem perto do Norte de Portugal na zona da Coruña sempre produziram grandes quantidades aqui e ultimamente têm aumentado consideravelmente as produções, tanto que neste momento existem várias empresas têxteis aqui no Vale do Ave que sobrevivem graças ao trabalho que a Inditex lhes coloca.
E estou a falar disto tudo porquê?
Porque em Portugal existem duas marcas que até são lideres de mercado no seu sector, que são marcas portuguesas, cujos consumidores são somente portugueses, ou seja existem graças aos portugueses mas não fazem muito para ajudar o desenvolvimento do sector têxtil aqui em Portugal...Confusos? Eu explico!
Falo concretamente desta marca e também desta, a primeira nas últimas semanas andou muito falada aqui pela nossa blogoesfera á custa de algumas bloggers famosas que são boas moças e de coração generoso  andaram a promover e a oferecer a novidade desta marca, os Jeans que falsificam os rabos do mulherio. Pois estas duas marcas, portuguesas optam por levar as suas produções para o estrangeiro, nomeadamente para Marrocos, Tunísia, Índia e China onde conseguem mão de obra mais barata e consequentemente maior lucro, onde depois usando de vários truques comerciais colocam as roupas á venda nas suas lojas com as etiquetas "Made in Portugal". Nesta altura em que todos fazemos esforços para ajudar nossa economia, onde por todo o lado se fazem apelos para que se comprem produtos portugueses é vergonhosa a postura destas duas empresas! Eu nunca fui particularmente fã de nenhuma delas, mas já comprei algumas coisas, mas neste momento posso dizer com toda a certeza que os senhores da marca com nome de erva aromática e os senhores que usam uma palavra italiana que significa fã para nome da sua marca, de mim do meu rico dinheirinho não levam nem um cêntimo!!!!

2 comentários:

Mary disse...

Haja alguém que chame os bois pelos nomes e só podias ser tu! Com o meu dinheiro também não continuam eles a produzir fora de Portugal e a invertar modas que não lembram ao diabo.

Sílvia disse...

Ah, não sabia que a Salsa e a Tiffosi eram portuguesas (mas pouco, pelos vistos!), pensei que a Salsa fosse espanhola, a Tiffosi nunca tinha pensado nisso. Adiante!
Também já não comprava lá roupa e não, um absurdo os preços da Salsa!

Aqui há uns tempos, largos, fui prestar assistência a uma senhora que trabalhava num fabriqueta de roupa interior aqui da zona, e quando lhe perguntei para quem fabricavam (pensado que seria para coisas mais modestas, tipo a feira!), ela respondeu que parea várias marcas, incluindo, imagine-se, a Victoria Secret! Tentei meter uma cunha para ver se trazia algo, mesmo que sem etiqueta... mas não deu! :(