quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LiveStrong dear Armstrong...

 
 
 
Tenho uma espécie altar mor do desporto, nele constam nomes como Ayrton Senna, Colin Mcrae, Tommy Makinen, Paolo Maldini, Batistuta, Maradona, Zico, Jorge Campos (apenas pelos equipamentos)  e claroVitor Baía. Constava também Lance Armstrong. Pelo exemplo, por ter vencido um cancro, pela preserverança em continuar uma carreira naquele que é o desporto mais duro do mundo. Claro que as vitórias abrilhantam os seus feitos mas, Armstrong era um herói mesmo sem nenhum Tour, porque venceu uma luta dificil e porque mostrou ser um ser humano superior, que não desiste, que enfrenta as maiores adversidades, que luta pelo que acredita. Neste momento Armstrong, perdeu as forças. Decidiu não travar mais esta batalha. Perdeu tudo o que tinha conquistado e foi apelidado da maior fraude do desporto. Não sei se Armstrong deixou de lutar por ser culpado ou por estar demasiado cansado de batalhas. Baixou os braços e desistiu. Foi o bastante. Custa ver a carreira de um homem que provou ser maior acabar desta maneira. Custa ver que o exemplo do que era se transformou no exemplo do que não se deve ser. Armstrong fez mais de 500 testes anti doping, nenhum deu positivo. Foi condenado pelo testemunho dos seus ex-colegas que, a troco de uma pena mais leve, confessaram e apontaram-no como cabecilha da maior fraude do desporto. Ele decidiu não contrapor. Foram-lhe retirados todos os apoios, e as sete vitórias no Tour. Mas, os feitos de Armstrong não se ficam pelo desporto. Este homem criou um fundação (das verdadeiras, não daquelas como há cá em Portugal) de luta contra o cancro. Com o slogan LiveStrong, Armstrong arrecadou centenas de milhões de dólares que doou para a investigação na área do cancro. Armstrong fez o bem, deu esperança a quem não a tinha e por isso merecia o estatuto de herói. Lamento que Armstrong não tenha forças para mais esta batalha, mais do que um herói, perdeu-se um exemplo.

4 comentários:

Mona disse...

Tb a mim me custa ver...
Ter que deixar de ser presidente da própria fundação... perder todos os apoios... Puta que pariu!

Dopping ou não, quem nunca errou k atire a primeira pedra.

Li a biografia dele e tenho uma pulseira original da LiveStrong... para mim não vai deixar de ser um lutador porque a maior batalha da vida dele... essa ele venceu, o Caralho do Cancro!

Gija disse...

Para mim será sempre um herói e um exemplo!!! Quando li a biografia dele, chorei pela batalha que travou e venceu, inscrevi-me na sua fundação e comprei e usei e uso com orgulho a sua pulseira LIVESTRONG!!! Pena que não hajam mais como ele...

Pulha Garcia disse...

Quanto ao Armstrong tenho a tua opinião. Onde estão as provas? Só testemunhas para mim não chega. Ele foi durante 7 anos o ser humano mais testado do Mundo e agora dizem que se dopava? Isto é assim? 7 anos de títulos não são dois dias. Lá porque os Franceses não gostam de não ser eles a ganhar não quer dizer que os outros não possam ganhar.

Agora ... Baía? Credo, pá. Mais vale um Mantorras.

MisS disse...

Pulha,

Mantorras?? quem é esse Mantorras??? ;)