sábado, 27 de outubro de 2012

Caro Professor,

 
 
Certamente não se recorda de mim mas, no tempo em que eu ocupava lugar na sua sala de aula, tive a ousadia de encetar  uma profícua discussão consigo, pessoa tão conceituado no estudo da história nacional. Dizia o senhor que a pior coisa que aconteceu a Portugal foram os Descobrimentos, eu dizia que foi o Mário Soares. O professor sustentava a sua teoria com a grande dispersão do Império, e a nossa incapacidade em o governar levando a um descuro do território nacional. Alegava ainda que este feito desenvolveu nos portugueses a falsa ideia de riqueza, de recursos inesgotáveis, dando origem á mentalidade gastadora que nos trouxe até este buraco (este buraco ainda não existia à época desta discussão mas, os buracos nas finanças portuguesas são cíclicos e, por isso, previsíveis). Eu discordei, os Descobrimentos foram a época de ouro da nossa nação, deu-nos dimensão mundial e garantiu-nos um lugar nos anais da História e sustentei que, o período negro da nossa história era mais recente e prendia-se com o processo de descolonização africana negociado pelo Sr. Mário Soares. A retirada das nossa tropas, condenou as nossa colónias a anos de guerras civis , obrigou os portugueses que lá moravam a regressar a Portugal, fugidos sem nada e com o estigma de retornados, e deixou os ex-combatentes com a "sensação que lutaram numa guerra sem razão". Nunca fui colonialista, apenas acreditava que este processo poderia ter sido melhor tratado. Deveríamos ter seguido o exemplo britânico e constituído uma Commonwealth, deveríamos ter garantido o direito de permanência dos portugueses residentes, deveríamos ter salvaguardado interesses nacionais nos territórios e sobretudo, deveríamos ter educado aquele povo para a democracia, poupando-os a anos de guerras e massacres e a invasões como acabou por acontecer em Timor.
Por tudo isso, nunca vi, em Mário Soares, qualquer vestígio do génio ou do herói que insistem em fazer dele. Nos últimos tempos, as declarações deste senhor serviram apenas para reforçar a minha convicção. Está certo que o homem está aziado com o governo devido ao corte de 1,3 milhões de euros no financiamento da sua fundação (eu cá acho que devia era cortar tudo, qualquer egocêntrico com uma fundação em nome próprio tem de ter dinheiro para a sustentar) mas, isso não lhe dá direito a dizer os disparates que bem entende. Ontem em entrevista, este iluminado dizia que o governo deveria ser deposto e ser nomeado outro sem recurso a eleições!! Este aclamado herói do 25 de Abril defende a instalação de uma ditadura no nosso país. Todos os dias se ouvem verborreias na TV nacional mas,  isto ultrapassa tudo, até mesmo os diálogos da casa dos segredos.
Caro professor, ontem entre a visão daquele homem e de D. Afonso IV ou D. João II reafirmo a minha convicção.

1 comentário:

Sílvia disse...

O sr Já deveria ter arrumado as botas há muito e calçado as pantufas para estar em casa, em frente à lareira, com sua Maria! Mas nao, há gente que não aprende e insiste em andar a meter nojo, pior, para toda a gente ver!!!