terça-feira, 21 de agosto de 2012

Leituras...

Tumblr_m7dj7zwakk1r6ipclo1_500_large


O que me leva a escolher um determinado livro para ler? fácil, o meu humor no momento (basicamente o meu humor determina todo o meu comportamento). Sou cliente habitual de bibliotecas, pois já não tenho espaço em casa para mais livros e, se por um lado sei que devia doar os velhos para dar lugar a novos, a verdade é que não consigo desfazer-me de livros, mesmo dos maus. São retornos que tenho marcados.
Quando vou à biblioteca trago sempre mais do que um e, se há dias em que tenho todo o tempo do mundo e me perco por lá a folhear livros, a ler excertos sentada no chão junto às prateleiras, tentando escolher os que vou trazer. Outros dias há em que, basicamente, agarro o primeiro que me vem à mão. Sou o pesadelo de qualquer editor pois, não sou um leitor tipo, sou imune ao marketing e aos críticos. Os elementos extralinguísticos como a capa, o título, o nome do autor, também não me dizem muito. Não tenho uma regra fixa para escolher leituras, já escolhi porque o titulo tinha o meu nome, porque o livro era grosso ou fino, ou porque gostei da primeira linha. O único constante nas minhas escolhas é mesmo o meu humor, sei que escolhi o  Quatro Amigos num dia em estava particularmente bem disposta, que trouxe para casa o Senhor das Moscas numa fase em andava mais introspectiva  e o História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar escolhi-o na semana em que "perdi" alguém importante. É o meu humor que me indica a secção a que me devo dirigir, lá vou pegando em alguns, abro-os e leio um parágrafo aleatoriamente, até encontrar o que me prende a atenção. Não sigo modas no que se refere a leituras e, apenas aceito recomendações de pessoas que sei que partilham o mesmo gosto literário que eu. Em tempos, era incapaz de deixar um livro a meio, mesmo que não tivesse a gostar nadinha, como o Uma abelha na chuva (meu deus o sacrifício que foi), mas não o terminar estava fora de questão. Agora penso de forma diferente, a verdade é que os livros devem ser tratados como as pessoas, há uma infinidade de gente para conhecer não vale a pena perdermos tempo com quem não gostamos. E, há também o factor tempo, há livros que, tal como certas pessoas, devem surgir-nos no tempo certo, para que possamos retirar o devido proveito.


Momento Shiuuuu
Eu marco os livros da biblioteca que já li com uma estrelinha na última página. Faço-o apenas para não repetir leituras...

1 comentário:

Pequenos Pormenores disse...

Como eu te percebo amiga! Tenho cá para mim que cada livro que li em determinada altura da minha vida, fi-lo porque era esse o momento certo para o ler e perceber. Se há coisa que me dá prazer é embrenhar-me numa história e retirar, nem que seja uma frase, que me acompanhe sempre.