quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ab Imo Pectore...

Esta expressão em Latim Ab Imo Pectore, é uma expressão que me diz muito, significa algo do género, "Do fundo do meu coração, ou Com todo o meu coração" Sempre gostei desta expressão, tanto que há já algum tempo que tenciono tatua-la no meu pulso esquerdo, e está para breve a execução desta tatuagem. Mas porque é que esta simples frase me diz tanto? Eu que sempre me vi como uma pessoa racional e pragmática nas decisões que tomo, ouvindo o coração, claro mas nunca lhe dando a palavra final. Pelo menos isto é que sempre achei de mim, e talvez até corresponda á verdade em determinada altura da minha vida, ou em certos aspectos da minha vida. Mas com a idade vem a sabedoria, o auto-conhecimento e com a sabedoria a mudança, e hoje em dia que me conheço muito melhor, e que tenho outra perspectiva da vida e das pessoas que me rodeiam, chego á conclusão que sim em muitas coisas, sou racional, sou objectiva, focada, a cabeça manda sempre! Mas isto só vai até um certo ponto, pois em decisões que o coração esteja envolvido, este domina completamente a razão, levando mesmo a que me esqueça de pensar, de analisar antes de agir de determinada forma. E dou comigo a pensar, será que essa não será a forma correcta de agir, será que o coração não é mais sábio na altura de decidir sobre determinadas coisas? Porque há situações em que a cabeça nos diz que está errado, que vamos fazer merda, mas cá dentro do coração sabemos ser a coisa certa a fazer, mesmo que no futuro nos traga dores e angustias, se o coração nos diz, vai faz, isso é o caminho certo, isso é o caminho que nos irá trazer felicidade, ainda que seja momentânea, isso é o caminho que nos fará sentir bem com a vida, não será de ouvir a voz do coração em vez da razão.
Neste momento da minha vida eu penso assim, se o coração diz que está certo então eu ouço-o, se algo me faz feliz no momento então eu faço, porque não sabemos o dia de amanhã, mas uma coisa é certa angustia e sofrimento vai sempre existir no futuro, por isso no presente temos que aproveitar todos os bons momentos!!!







Sem comentários: