quarta-feira, 18 de julho de 2012

67 minutos do vosso dia...

Hoje comemora-se o Mandela Day, pois é o dia de aniversário desse grande, imenso Homem que é Nelson Mandela. Faz hoje 94 anos de uma vida cheia de percalços, dores, mágoas, mas também de grandes feitos, grandes vitórias que mudaram para sempre a Humanidade. 94 anos em que 67 deles foram passados  na Ilha de Robben, encarcerado numa pequeníssima cela com as dimensões de 2.5 por 2.1 e com apenas uma janela de 30cm, a cela 46664  e forçado a trabalhar arduamente, só porque um dia teve a ousadia de sonhar, e de lutar por esse sonho de unir um país, em que todos fossem iguais, com os mesmos direitos e deveres, como de facto são desde a nascença. Não vou aqui falar sobre a sua história de vida, pois é conhecida de todos, mas quero só dizer para Nelson Mandela é das pessoas que mais admiro, talvez mesmo A Pessoa que mais admiro, gostava eu de ter um décimo da sua coragem, da sua humildade, do seu altruísmo, da sua magnitude! E hoje no seu aniversário, Madiba mais uma vez nos mostra o seu enorme carácter e humanidade, ele pede de presente de aniversário que cada pessoa hoje dedique 67 minutos do seu dia simplesmente a ajudar os outros, a ajudar alguém ou alguma causa que precise. Não é muito, é apenas uma hora e 7 minutos do nosso dia, que podemos usar para ajudar algo ou alguém, passem aqui para verem como ajudar, eu ainda não sei o que vou fazer, a quem ou o quê vou dedicar os meus 67 minutos, mas certamente os usarei a fazer o que Madiba pediu, pois se há alguém a quem eu realmente desejo dar um presente de aniversário, esse alguém é Nelson Mandela que sempre foi e será uma inspiração para mim.


Deixo aqui um excerto do filme Invictus (que eu recomendo muito), com imagens da cela onde Mandela passou 67 anos da sua vida, e em que vemos o poema que o manteve agarrado á vida e aos seus ideais.



"I AM THE MASTER OF MY FATE
I AM THE CAPTAIN OF MY SOUL"

Sem comentários: