sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Divagações

Hoje quando almoçava estava um casal, que segundo me parecia eram amigos, na mesa ao lado da minha a conversar sobre relações e eu não pude deixar de ouvir a tal conversa, ( antes que pensem que eu sou cusca, quero já esclarecer que a mesa era praticamente junta com a minha e o tom da conversa era perfeitamente audível mesmo que não estivesse a prestar atenção, mas por acaso até estava). Primeiro falavam de conhecer pessoas na net através do facebook e afins em que o homem explicava que já tinha conhecido muitas mulheres assim, teve algumas relações mas que toda essa cena dava muito trabalho, pois implicava todo um processo que se repetia, travar conhecimento, marcar um encontro, ter aquelas conversas que se tem sempre quando se conhece uma pessoa, and so on... Mas encorajava a amiga a fazer isso pois era a melhor forma de conhecer pessoas novas.  Entretanto a conversa continua e ás tantas ele diz que neste momento tem uma relação que dura há cerca de 6 meses mas que ele sabe que não vai vingar e tem vindo a manter a relação segundo ele porque «é cómodo, faz sempre jeito ter uma pessoa que já se conhece para ir jantar, e para o aquecer na cama", segundo ele, ela atrai-o sexualmente e até é boa companhia mas ele sabe que é só uma questão de tempo até a deixar porque, eventualmente há-de conhecer outra pessoa que realmente seja a ideal para ele, enquanto isso é mais prático e cómodo manter essa relação. E foi mais ou menos nesta altura que eu quase me meti na conversa de tão indignada que fiquei!! Como é que é possível alguém estar numa relação porque é prático e cómodo??!! 
Eu realmente devo ser muito ingénua, pois para mim o motivo para alguém se meter numa relação, é no mínimo achar que se está apaixonada ( e digo achar porque por vezes naquela fase inicial de cegueira achamos que estamos apaixonadas e vai-se a ver era só fascinação ou até mesmo tesão). Agora por ser prático ou cómodo, isso a mim soa-me a estupidez, para isso tem-se um caso ou um "friend with benefits", não uma relação ainda mais quando a outra parte está convencida que a coisa é seria ( o que me pareceu que acontecia nesta situação). Quanto a mim uma relação é algo de serio, não deve ser levado de ânimo leve e não deve ser cómoda, pois uma relação dá trabalho, para já não falar nas concessões que é preciso fazer.
Como já disse, na altura que ouvi a conversa fiquei extremamente indignada, mas agora enquanto escrevo isto estou a pensar que há por aí muitos relacionamentos que se mantêm porque as pessoas pensam exactamente  assim, que ficam juntas por motivos económicos, porque todos os amigos são comprometidos e têm de arranjar novos amigos para sair, que é uma seca ter de andar de novo á pesca de um companheiro e outros motivos que para mim são ridiculos.
Nós só temos uma vida (até prova em contrario), será inteligente passa-la ao lado de uma pessoa que não nos faz feliz, só porque assim vou ter dinheiro para comprar mais um par de sapatos ao fim do mês? Ou porque vou ter companhia para ir de férias? Eu penso que isso é sinónimo de burrice e de cobardia e não serve para mim! Sou completamente a favor de relacionamentos, mas que tenham significado para as pessoas envolvidas, que seja algo que as faça feliz, que as enriqueça que as ajude a passar pela vida da melhor forma possível, de preferência sempre a sorrir.

Sem comentários: